O que faz o Cerimonialista? O que faz o Mestre de Cerimônias?

Uma dúvida frequente no mercado de eventos é a real diferença de funções de um Mestre de Cerimônias, Apresentador de Eventos e uma Cerimonialista.

Desta feita, fomos buscar mais informações para ajudar os profissionais que atuam neste mercado e ou novos profissionais que pretendem atuar em algumas destas funções.

NOVO CERIMONIAL

Termos apresentados aos mais de 140 Mestres de Cerimônias/Apresentadores de Eventos/Celebrantes Sociais que estiveram no II Encontro de Mestres de Cerimônias e Cerimonialistas em São Paulo, no dia 18 de Julho de 2016.

Mestre de Cerimônias

É o profissional encarregado de anunciar e conduzir, (presença e voz) pelo microfone os momentos, atrações e discursos programados para um evento, seja público, corporativo, social ou misto. O profissional deve manter-se neutro, ter uma atuação discreta, porém fundamental para chamar a atenção dos convidados para as atrações programadas (programação ou roteiro) e não para si.

Deve ter boa voz (não precisa ser voz aveludada), boa dicção, leitura e interpretação de texto e mensagem do evento impecáveis. Gramática é indispensável e fundamental.

Estar trajado conforme a ocasião. (Noções de Etiqueta)
O Profissional deve ter como características: determinação, postura corporal, aparência pessoal, conhecimento, naturalidade, inspiração, memória, síntese, vocabulário e talento para a comunicação com naturalidade.

Cabe ainda ao Mestre de Cerimônias administrar com bom senso, presteza, cortesia e polidez as situações imprevistas que possam ocorrer na sequência programada da solenidade, compreendendo a importância de sua função como “mediador” (este nem sempre é necessário) e controlador da cerimônia. Todavia, é preciso entender que improvisos são ocasionais a essa função, devendo ser tratados como atos já previstos, antecipados e treinados anteriormente.

Deveres do Mestre de Cerimônias

  • Pontualidade: Cumpra o horário combinado com o cliente ou no mínimo com uma hora de antecedência
  • Identifique seu interlocutor para as alterações, inclusões e nominatas. É importante que o Mestre de Cerimônias tenha a quem se reportar, pedir e ouvir orientações.
  • Apresente-se inclusive para a equipe de multimídia e para as recepcionistas de palco
  • Tenha disponibilidade em colaborar / saber trabalhar em grupo (pró-atividade).
  • Respeito e Ética com os demais profissionais.
  • Ter vocabulário vasto (leitura) e estar sempre atualizado ao cenário político, econômico e social.
  • Confira as atividades que você irá anunciar. Leia atentamente o seu roteiro, pontue o texto, leia como se você estivesse ouvindo aquela mensagem e veja se consegue entender. Caso não consiga e com a anuência de quem escreveu, reescreva e de sentido a ele.
  • Teste o seu microfone e os da mesa, palco, tablado, tribunas, etc.
  • Conferir as fichas de citação.
    Conferir as bandeiras. (Sempre com a intenção de colaborar com o evento).
  • Fique fora do stress pré-evento (caso haja); pois a voz entrega o seu estado emocional
  • O Mestre de Cerimônias pode escrever o Roteiro (Script) em acordo com a cerimonialista, coordenador/organizador do evento, comunicação, marketing da empresa contratante. (cobre pelo serviço de redação)
  • COLOQUE TUDO EM CONTRATO
Direitos do Mestre de Cerimônias
  • Equipamentos de Qualidade (Sonorização/Microfone/Local de Trabalho/Tribuna/Palco/Coxia)
  • Equipe de Cerimonial
  • Roteiro/Script/Sequencia/Ordem de Acontecimentos
  • Água
  • Honorário/Cachê/Pagamento

Curso de Mestre de Cerimônias formula dos eventos1

Imparcialidade, responsabilidade, invisibilidade e profissionalismo. São características marcantes em um cerimonialista, segundo profissionais da área como Aristides Germani, cerimonialista de governos gaúchos há 30 anos, formado em Jornalismo e História, e Licia Egger Moellwald, doutora em comunicação e semiótica e autora dos livros “Etiqueta Corporativa: o sucesso com bons modos” e “Competência Social: mais que etiqueta uma questão de atitude”.

O cerimonialista é o profissional responsável pela organização de atos solenes, tanto sociais, quanto empresariais ou oficiais, desde que haja conhecimento acerca das formalidades que cada evento desses exige, bem como as regras de cerimonial, etiqueta e protocolo. Na maioria das vezes esta área é coordenada por um Relações Públicas pelo fato do “RP” ter maior integridade com a função, fazendo do cerimonial uma atividade integrada na estratégia de comunicação das organizações.

O cerimonial tem, dentre suas funções, a preocupação em aplicar a disciplina de precedências, mas cumpre outros objetivos de categorias distintas e mais abrangentes no que tange o planejamento de: discurso, lugares de honra, placas comemorativas ou alusivas, bandeiras, hinos, filas de cumprimentos, visita de delegações, visita de autoridades, benção e instalações; jantares e almoços; condecorações, congressos e etc.

Existem cursos especializados em ensinar práticas que um cerimonialista deve conhecer como regras de etiqueta, protocolo e postura, que são imprescindíveis para que nenhuma gafe seja cometida nos eventos de pequeno ou grande porte. Há também detalhes que devem ser vistos como o “algo a mais” do cerimonialista, como educação e capacidade de resolver problemas inesperados.

O cerimonial é essencial dentro de qualquer órgão, instituição e organização, sejam públicas ou não. Cabe aos profissionais desta área seguir o protocolo, manter sempre em harmonia com a sua equipe, ser invisível e se reter somente ao trabalho que lhe foi dado. Fonte: http://rrpponline.com.br/site/cerimonial-e-suas-atribuicoes/

Recomendo assistir o Vídeo da Mestre de Cerimônias, Apresentadora de Eventos e Cerimonialista Liandra Zanette

Respondemos questões como:

– Quais as atribuições do cerimonialista?
– Quais as atribuições do mestre de cerimônias?
– Quais as habilidades e aptidões necessárias para um cerimonialista ou um mestre de cerimônias?
– Quem elabora o roteiro?
– Quem recepciona as autoridades?
– Quem prepara as nominatas?

Conheça mais sobre a Liandra Zanette: www.liandrazanette.com.br

Curso de Mestre de Cerimônias formula dos eventos1

  • Bruno Santos

    INSCRIÇÕES ABERTA
    http://www.formuladoseventos.com/mcsp
    3ª Turma do Curso / Oficina de Mestre de Cerimônias e Apresentador de Eventos
    25 e 26 de Março em Campinas – SP – São Poucas Vagas!